EUA aumentam transporte agrícola em vagões
As ferrovias dos EUA originaram menos cargas de vagões em janeiro de 2021 do que no mesmo mês do ano anterior, de acordo com a American Association of Railroads. No entanto, 10 das 20 categorias de commodities de carga carregada viram ganhos de carga na época, incluindo grãos.
Os carregamentos originados nas ferrovias dos EUA em janeiro totalizaram 930.303, uma queda de 19.799 carregamentos, ou 2%, em relação a janeiro de 2020. Mas os carregamentos de grãos em janeiro aumentaram 31.434 carregamentos, ou 40%, ano a ano.
Na semana encerrada em 30 de janeiro, os carregamentos de grãos totalizaram 27.482, um aumento de 43% em relação à mesma semana do ano anterior, elevando os carregamentos de grãos acumulados para 110.040, um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2020. A média de carregamentos semanais de grãos foi de 27.510 carloads.
Apesar do declínio geral ano após ano, John T. Gray, vice-presidente sênior da AAR, escreveu uma nota de otimismo.
“Estamos animados com os volumes ferroviários em janeiro”, disse ele. “As remessas intermodais e carregamentos de produtos químicos nos EUA estabeleceram novos recordes; os grãos tiveram seu maior aumento ano a ano; o total de cargas foi o maior em um ano; e as cargas de veículos, excluindo carvão, na verdade cresceram ano a ano pelo segundo mês consecutivo. Com certeza, a economia continua sob pressão, com uma boa dose de incerteza, mas estamos cautelosamente otimistas quanto ao futuro. As ferrovias estão bem preparadas para suportar uma forte recuperação sempre que ela ocorrer”, conclui ele.
Comments