DDPA apresenta resultados de pesquisas na Festa do Butiá, em Giruá
O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) apresentou resultados de suas pesquisas na 15ª Festa do Butiá de Giruá, na sexta-feira passada (8/3). Os pesquisadores Gilson Schlindwein, Adilson Tonietto, Sídia Witter de Freitas e Larissa Bueno Ambrosini participaram do evento, integrando a programação técnica.
O pesquisador Gilson Schlindwein abordou resultados de pesquisas e observações feitas na coleção de butiazeiros do DDPA, localizada no município de Viamão, além de explicar a técnica de quebra de dormência de sementes do butiazeiro, que possibilita a produção de mudas de origem conhecida.
“O Rio Grande do Sul possui oito espécies de butiazeiro, cada uma se desenvolvendo em diferentes regiões. É muito importante o manejo adequado do solo e a seleção de acessos de butiazeiros com boa produção e qualidade de frutos, para implantação de pomares comercias destas espécies”, destacou Gilson.
O pesquisador Adison Tonietto falou sobre os insetos associados ao butiazal, identificando as espécies e o ciclo biológico dos que consomem as sementes do butiazeiro. Tonietto mostrou a identificação dos insetos que prejudicam a planta e podem causar sua morte. Por fim, abordou aspectos sobre os diferentes tipos de despolpadeiras utilizadas no processamento dos frutos.
Comments